MAS ATENÇÃO! PODE SER MUITO BOM, MAS TAMBÉM MUITO PERIGOSO!
Esta pomada que tem um custo muito baixo, e é basicamente ácido retinoíco, tretínoina ou retinol.
Todos servem para o tratamento da pele, e são todos derivados da vitamina A... o ácido retinoico e a tretinoina são a mesma coisa, consistem numa forma oxidada de vitamina A, e como a sua concentração é elevada, é considerado um medicamento, devendo o seu uso ser recomendado e orientado pelo dermatologista.
O retinol é também um derivado da vitamina A, mas com uma concentração menor, e como é mais fraquinho, é usado com frequência na composição de cosméticos com ação antienvelhecimento de compra livre.
A primeira vez que usei foi no ano passado, durante todo o Inverno e os resultados foram espantosos, pois a minha pele rejuvenesceu. O Ketrel é prescrito pelos dermatologistas para combater o acne, mas os benefícios vão muito mais além. É óptimo para combater o anti-envelhecimento, pois estimula a produção de colagénio, diminuindo as rugas, linhas de expressão, manchas, oleosidade, poros abertos, perda de firmeza.
O Ketrel funciona basicamente como um peeling que renova a pele por completo, pois a utilização contínua de retinol aumenta os níveis de colagénio e elastina o que, consequentemente diminui as rugas causadas pelo foto envelhecimento. Basicamente o que ele faz é eliminar as células mortas da nossa pele, de uma forma bastante rápida e eficiente. No fundo, é um esfoliante extremamente potente.
Como deve ser usado o ácido retinoíco:
- Antes de usar fazer o teste numa parte da pele! Importante, pois existem peles muito mais sensíveis e nem todos reagem da mesma forma.
- Usar só à noite, antes de deitar. De preferência colocar mesmo antes de deitar para não ficar exposta à luz.
- Lavar bem, desmaquilhar o rosto, e esperar que a pele seque. Não colocar com a pele molhada, pois intensifica o produto.
- Depois passar apenas uma pequena quantidade de produto em todo o rosto, evitando os cantos do nariz, e o contacto com os lábios pois estes ressecam com muita facilidade e acaba por abrir gretas. Poderá e deverá misturar com um bom hidratante até a pele estar bem habituada. Basta uma pequena parte do tamanho de uma ervilha.
- De inicio intercalar a colocação dia sim e dia não, para habituar a pele.
- No contorno inferior dos olhos passar só o que resta nos dedos, pois esta zona é um pouco mais sensível que o resto do rosto.
- De manhã lavar bem o rosto, hidratar e colocar um protetor solar de índice elevado 50+, este passo não deve ser saltado mesmo sem sol ou estando em casa.
- É muito importante não sair à rua sem protetor solar pois o ácido retinoíco é uma substância fotossensível, podendo mesmo fazer um efeito contrário ao desejado na pele, se esta for exposta ao sol.
- Não usar na Primavera e Verão.
O que vai acontecer:
- Antes da pele começar a ficar com um aspeto saudável e brilhante, nos primeiros dias o rosto vai ficar avermelhado.
- A pele vai começar a repuxar e algumas partes escamam.
- A pele começa então a cair… não é nada de traumatizante. Pequenas pelinhas, que começam a sair!
- E depois começa a ficar mais brilhante, resplandecente, com mais vida. As rugas vão alisando, as borbulhas secam, a pele oleosa desaparece e as linhas de expressão desvanecem.
Mas todos os cuidados são poucos para quem utiliza este creme, por isso aconselho sempre quem quer experimentar para o fazer com muita calma e muito lentamente. Não se apressar para ver resultados rápidos, pois corre o risco de fazer uma reação e arranjar um problema maior.
Passei o Inverno todo a usar, intercalava ou usava dois ou três dias seguidos. A maior parte das vezes usava com um hidratante, mas houve algumas vezes que usei puro, apenas para fazer um pouco mais agressivo de forma a activar com força a renovação das células (claro, quando já estava a usar à algum tempo e sabia que nada me ia acontecer)
De manhã lavava sempre bem, hidratava e colocava protector no rosto! Até hoje foi o melhor tratamento e cuidado que tive com o meu rosto!
– Durante o tratamento com Retinol, é EXTREMAMENTE importante usar sempre um protetor solar com alto SPF (50+, de preferência), de forma a prevenir manchas cutâneas, uma vez que o retinol deixa a pele muito mais sensível.
– O Retinol tende a deixar a pele ressequida e desidratada, o que pode causar algum desconforto ao longo do dia. É importante manter a pele hidratada para conseguirem tolerar da melhor forma este efeito menos agradável do retinol. Bebam muita água ao longo do dia e usem um bom creme hidratante.
– Pessoas que sofrem de pele sensível, reativa ou intolerante (ex: rosácea), devem evitar cremes com retinol, para não agravar estas características da pele.
– Não se preocupem se notarem uma ligeira descamação e vermelhidão ou mesmo formigueiro/picadinhas na pele, no início do “tratamento” com Retinol. Este efeito tende a diminuir à medida que a pele se habitua ao composto. Se agravar, convém reportarem ao vosso médico ou farmacêutico.
– Por vezes o Retinol não é bem tolerado, pelo simples facto de ser combinado com outros produtos dermocosméticos que amplificam a sua ação abrasiva. Por exemplo, no caso da acne, quem utilize produtos com retinol e ao mesmo tempo produtos com AHA e/ou Ácido Salicílico, pode notar um aumento exponencial dos efeitos adversos, como pele extremamente sensível e vermelha, devido á esfoliação química que estes compostos proporcionam. Por outro lado, o Peroxido de Benzoílo anula os efeitos do Retinol.
Apesar deste conselhos, eu estou a usar o Ketrel no Verão… mas não todos os dias! Apesar de ter ficado com a pele muito boa, e por culpa minha, à um tempo atrás comecei a ficar com a pele oleosa em algumas partes, algumas ruguinhas a aparecer, mas pior umas borbulhas feias no queixo. Tudo porque andava mais em baixo e desleixei-me com alguns cuidados.

São os produtos que uso diariamente e com o Ketrel: hidratante da Mustela (agora estou usar este), água termal da Vichy e o protector facial factor 50+
Experimentei tudo e nada resultou. Então lembrei-me que ainda tinha um bocadinho na bisnaga e comecei a por no queixo. ATENÇÃO, só uso quando sei que no dia seguinte não saio de casa e mesmo assim coloco protector!
Pois só assim, as borbulhas desapareceram e a oleosidade está quase a desaparecer por completo. O rosto está novamente a ganhar o brilho perdido e não tive nenhum problema.
Mas volto a repetir, pois com certos produtos nunca é demais referir os cuidados a ter: Não usar no Verão, eu uso, mas uma vez por semana e quando sei que não vou sair de casa e mesmo assim uso protector. E também porque a pele já está mais habituada.
As minhas borbulhas desapareceram e a minha pele melhorou a olhos vistos… por isso vou continuar a usar uma vez por semana. Para manter a pele hidratada, além do hidratante, também estou a usar água termal! Ajuda muito e acalma a pele!
O Ketrel pode ou não necessitar de receita médica. Algumas farmácias vendem sem receita, outras não, pois deve ser prescrito pelo médico.
Tentei chamar a atenção para o facto deste creme ser perigoso se não for bem utilizado, porque sei de alguns casos que meninas arranjaram queimaduras feias no rosto. Por isso se querem experimentar, façam-no no Inverno e com todos os cuidados. Pesquisem, leiam sobre a pomada, leiam reviews! Nada como aprender com a experiência dos outros! Até porque não somos todos iguais e o que é bom para mim pode não ser para outros. 🙂
E aqui já alguém experimentou, o que acharam?
6 comentários
A Carlota · 5 Setembro, 2017 às 5:10 PM
Eu tenho esse creme, comprei na altura que vi uma publicação, mas como não estava com muito tempo prometi a mim mesma que não usaria até ler com calma.
Pois é depois já não sabia onde o encontrar, felizmente encontrei o teu, gostei imenso da forma como escreves-te o post e os alertas deixados (na altura li na diagonal e muito a fugir e tinha certeza que se tinha de ter muito cuidado, daí não me ter aventurado a experimentar).
Agora já me sinto conhecedora de todos os cuidados a ter.
Beijinhos
https://a-carlota.blogspot.pt/
paulaalmeida · 7 Setembro, 2017 às 12:26 AM
Ainda bem que ajudou! Eu recomecei agora a usar todos os dias, mas estou a fazer misturado com o hidratante é muito pouco, para ir habituando a pele. E muito uso de protector, claro! Comecei em Setembro, porque já não faço praia. Beijinho
GIRLANE CAVALCANTE · 26 Setembro, 2018 às 2:46 AM
Onde você comprou ?
paulaalmeida · 28 Setembro, 2018 às 6:15 PM
Olá! Na farmácia. Vende-se em qualquer farmácia. Beijinhos
ana · 22 Fevereiro, 2018 às 2:32 PM
Será que há uma idade recomendada para iniciar o tratamento com este creme?? Obg
paulaalmeida · 14 Setembro, 2018 às 1:01 PM
Olá! Peço desculpa pela demora na resposta, mas estive afastada do blog.
Sinceramente não sei se existe uma idade adequada. Nas minhas pesquisas, li que também é aconselhado sempre por dermatologista, usado contra a acne.