Nestas férias um dos sítios que visitei foi o Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.  Aconselho a visita a todos, um dia que passem por aquelas bandas.

Foi aqui que fiquei a conhecer a história do café, a sua descoberta! Aqui fica a história contada por mim, depois de contada por eles! 🙂

Conta a história que há muitos anos, décadas, séculos atrás, um pastor de nome Kaldi, tinha um rebanho de cabras na Etiópia.


Um dia Kaldi após a sua sesta habitual, apercebe-se que as suas cabras tinham desaparecido. Ainda cansado e com algum sono, o pastor começa a busca pelo seu rebanho.

Procurou, andou, andou e andou, até começar a ver ao longe algo que pensou não ser possível. As suas cabras estavam completamente endiabradas, aos saltos, como se dançassem!

Kaldi estava muito cansado da procura e com muita fome, sem perceber o que se passava com o seu rebanho. Até que se apercebeu que as cabras comiam umas bagas vermelhas que havia nos arbustos ali da zona.

Só podiam ser as bagas! Então, Kaldi resolveu experimentar as bagas!

Entretanto, um monge muçulmano que ali passava começou a ouvir uns sons, que para ele era os sons do Diabo, uma mistura de humanos com de animais. Confuso e assustado, foi-se aproximando.


O monge encontrou então as cabras aos saltos e Kaldi aos pulos, numa completa euforia. Kaldi aproxima-se do monge e explica que aquilo era efeito das bagas.

O monge resolve levar algumas bagas para estudar no seu mosteiro. Naquela noite, antes da reza, experimenta algumas e apercebe-se da tamanha energia que ficou.


O monge reza com mais afinco, mais energia, tal que não dormia e já era madrugada quando finalmente adormeceu.

Então, o monge resolve dar as bagas a comer a todos os monges para que estes rezem com mais afinco e mais energia.

Assim, é descoberto o café… que durante algum tempo é usado para fins religiosos!

E assim, começa a história daquela que há milhares de anos atrás já foi considerada a bebida do Diabo.

Categorias: Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Home

O afastamento e o regresso!

Olá beautiful people! Quero pedir desculpa pela enorme ausência neste blog e a falta de notícias! Mas por vezes passamos por momentos menos bons e temos de dar atenção a outras prioridades! Como não me Ler mais…

Beleza

O truque do “blender makeup sponge”

Toda a gente conhece esta esponjinha mágica de maquilhagem, certo? O blender makeup sponge? E usá-la, também? Pois aqui a tontinha, conhecia a dita muito bem! E até fazia questão de a ter dentro da Ler mais…

Home

Jack Savoretti

Hoje trago música, para os ouvidos e para os olhos! Não sei se conhecem, mas este rapaz de origem italina, chama-se Jack Savoretti. Um cantor acústico na língua inglesa! Savoretti já conta com 5 álbuns Ler mais…

%d bloggers like this: