A história por detrás do dia da Mulher, será que alguém a sabe e ensina às crianças?

Eu sei que o dia da Mulher já passou e que os homens estão fartos da mesma lenga-lenga! Mas deparei-me este ano com o facto das nossas crianças não saberem o porquê de ser o dia da Mulher e que factos históricos se passaram para chegarmos a este dia. Porque desculpem lá, mas o Dia da Mulher não é apenas uma desculpa para jantaradas e copos e mais um motivo para receber prendas e afins.

Isto porque o meu filho nesse dia de manhã, acordou e disse:

– Feliz dia da Mulher! Oh mãe e quando é o dia do Homem?

Claro que me desatei a rir, porque esta é a pergunta que o meu marido me faz todos os anos para se meter comigo.

Então lá lhe expliquei o porquê de se comemorar o dia da Mulher, alguns factos históricos e que não era porque as mulheres do mundo todo são umas princesas mimadas que se acham mais que os homens para ter um dia só para elas. Não, claro que não! Expliquei que se deve ao facto de antigamente haver uma enorme distinção entre o homem e a mulher, em como eram tratadas de forma diminuta e diferente, em como não tinham os mesmos direitos. Que houve uma altura que a mulher não podia votar, porque a sociedade acreditava que a mulher não tinha voto na matéria e inteligência para fazer certas escolhas. E que houve uma grande luta por parte das mulheres e também homens que pensavam de forma diferente para chegarmos aos dias de hoje. Que no caminho morreram mulheres, para que hoje o nosso futuro seja um futuro mais justo, e que o mais importante de tudo somos livres e temos direito à escolha, a uma opinião. Mas que ainda existe um longo caminho a percorrer, pois em algumas culturas ainda se pensa da mesma forma, retrograda com muitas mulheres sofrer muito.

Entretanto ao final do dia em conversa com uma amiga, deparei-me que isto não se explica nas escolas, apenas incentivam a criança a oferecer flores à mãe, deparei-me que em conversa com outras mulheres, muitas não sabem o porquê do dia da Mulher, apenas acham que inventaram o dia para terem motivo para se juntar com as amigas e poderem enfrascar umas jolas (verdade!).

E agora minha gente, como é que queremos realmente ter e comemorar um dia que estamos a tornar meramente superficial se não nos damos ao trabalho de entender porque existe ou de ensinar as nossas crianças a história desse dia? Como vão ser as nossas meninas no futuro? Apenas pequenas mimadas que nunca saberão a história  das suas antepassadas? E os nossos meninos vão dar flores à sua esposa/namorada/amiga apenas porque lhe foi ensinado que neste dia dá-se uma flor porque elas são as maiores?

 

 

Categorias: Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: