Desde que o meu pequeno pirata iniciou a escola no 1º ano, que temos em casa incentivado muito ao estudo.

Desde início que mostrei  a importância de fazer os trabalhos de casa assim que chegasse a casa, estudarmos a matéria dada antes de cada teste e faço sempre bastante exercícios para ir treinando.  Simulamos um teste  e treinamos onde temos mais dificuldades.

Foi bastante fácil com o pirata criar este tipo de rotina, primeiro porque  criou gosto pelo estudo. Sim, porque no Natal pediu ao Pai Natal para lhe oferecer um manual escolar com fichas para fazer em casa. E depois começou a ver que o estudo compensava, pois até agora tirou sempre boas notas.

Tenho perfeita noção que ainda são crianças muito pequenas e que hoje em dia a escola exige muito deles, mas para mim se a escola exige, em casa temos de acompanhar, porque torna-se cada vez mais difícil com o decorrer dos anos. Por experiência própria, porque no início não tive grandes apoios, quando a coisa se tornou séria vi-me deparada com imensas dificuldades e com a ausência de atenção dos pais, acabei por deixar de gostar da escola e sinceramente não sabia sequer estudar.

Entretanto em conversa com uma amiga que era a primeira a dizer que exagerava, ela acabou por me dizer que afinal eu até não deveria de estar assim tão exagerada, pois tinha falado com alguém especialista em crianças que lhe tinha dito que uma criança que não é ensinada na primária a estudar e a esforçar-se, na fase da adolescência não o vai saber fazer.

Isto porque como ela diz: é na primária que se criam hábitos e fundações!

Sou sincera, algumas vezes me questionei se realmente estaria a fazer mais mal que bem, mas olhando para ele e vendo o que conseguiu atingir creio que posso não estar assim a fazer tanto mal.

Claro, que com tanto esforço temos de acabar por ceder noutras coisas… mais jogos diariamente, mais desenhos animados. Mas a verdade é que se tornou bastante responsável com os seus deveres e bastante autónomo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: